Indo mais fundo
O Centro Markkula de Ética Aplicada da Universidade Santa Clara
Conforme o próprio nome indica, a missão do Centro Markkula de Ética Aplicada da Universidade Santa Clara, onde o Trust Project está abrigado, é ajudar indivíduos e organizações a tomar decisões éticas aos problemas reais cotidianos. A Santa Clara é uma instituição jesuítica, mas a grande maioria de seus cursos são de caráter laico.
Além de jornalismo, seus professores e estudiosos são especialistas em questões relacionadas a bioética, ética empresarial, ética governamental, ética tecnológica e internet, ética religiosa e ética e trabalho social.
Uma das áreas foco do Markkula é um guia prático com noções básicas sobre o que é e o que não é ética e abordagens concretas para tomadas de decisão.
Abaixo, um breve resumo de conceitos do guia:
O que é ética?
A ética diz respeito a padrões de comportamento que nos informam sobre como seres humanos devem agir nas várias situações em que se encontram – como amigos, pais, filhos, cidadãos, empresários, professores, outros tipos de profissionais e assim por diante
É relevante identificar o que não é ética:
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A ética não é o mesmo que sentimentos. Os sentimentos fornecem informações importantes para nossas escolhas éticas. Algumas pessoas têm hábitos altamente desenvolvidos que os fazem sentir mal quando fazem algo errado, mas muitas pessoas se sentem bem mesmo que estejam fazendo algo errado. E muitas vezes nossos sentimentos nos dizem que é desconfortável fazer a coisa certa se for difícil
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A ética não é religião. Muitas pessoas não são religiosas, mas a ética se aplica a todos. A maioria das religiões defende padrões éticos elevados, mas às vezes elas não abordam todos os tipos de problemas que enfrentamos
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A ética não é seguir a lei. Um bom sistema legal incorpora muitos padrões éticos, mas a lei pode se desviar do que é ético. A lei pode tornar-se eticamente corrupta, como fazem alguns regimes totalitários. A lei pode ser o exercício do poder por si só, destinada a servir os interesses de poucos. A lei pode ter dificuldade em conceber ou impor normas em algumas áreas importantes e pode ser lenta para enfrentar novos problemas
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A ética não segue as normas culturalmente aceitas. Algumas culturas são bastante éticas, mas outras tornam-se corruptas – ou cegas a certas preocupações éticas (como os Estados Unidos eram em relação à escravidão antes da Guerra Civil). "Quando em Roma, fazer como os romanos fazem" não é um padrão ético satisfatório
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A ética não é ciência. As ciências sociais e naturais podem fornecer dados importantes para nos ajudar a fazer melhores escolhas éticas. Mas a ciência sozinha não nos diz o que devemos fazer. A ciência pode fornecer uma explicação para o que são os humanos. Mas a ética fornece razões para a forma como os seres humanos devem agir. E apenas porque algo é cientificamente ou tecnologicamente possível, talvez não seja ético fazê-lo
Além de cursos presenciais, o Centro Markkula também oferece cursos on-line sobre temas como:
Outras instituições líderes em jornalismo digital:
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Associação de Notícias On-line (ONA)
Focada em jornalismo, tecnologia e inovação, promove uma conferência anual e oferece recursos tais como um projeto para a construção de um Código de Ética Digital
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BBC
A empresa pública de comunicação britânica, mantém o BBC News Lab para o desenvolvimento de ferramentas digitais de forma colaborativa, em temas como Vídeo 360 e Realidade Imersiva
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Deutsche Welle
A equivalente alemã da BBC mantém uma Academia voltada à promoção da democracia e liberdade de expressão. Publica estudos sobre o tema
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Google News Lab
Criado pela empresa para oferecer cursos e desenvolver ferramentas em quatro áreas: jornalismo de dados, narrativas imersivas, narrativas inclusivas e credibilidade e verificação. Trabalha em parceria e patrocina instituições como ONA e First Draft News
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Instituto Americano de Imprensa (API)
Tem por missão ajudar jornalistas e veículos a compreender e engajar o público, aumentar receitas, aprimorar o jornalismo de interesse público. Este recente relatório aborda a questão do engajamento da audiência
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Poynter
Voltado a pesquisa, cursos e publicações sobre checagem, ética, inovação e narrativa jornalística de interesse público. Sedia a International Fact-Checking Network. Em parceria com o API, publica uma newsletter semanal sobre o tema
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Universidade da Cidade de Nova York (CUNY)
Iniciativa para Integridade da Notícia, um fundo financiado por parceiros como a Fundação Ford e empresas de tecnologia para conectar jornalistas, tecnólogos, instituições de ensino para promover comunidades informadas e engajadas e combater a manipulação da mídia, apoiando o discurso cívico civilizado
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Universidade Columbia
A Columbia Journalism Review
Publica crítica sobre a imprensa americana, análises e relatórios em profundidade sobre jornalismo, tecnologia e temas relacionados, tais como uma reportagem sobre assédio sexual em redações americanas
Centro Tow para Jornalismo Digital
Estuda como a tecnologia transforma o jornalismo, prática e consumo de notícias. Publica resumos e artigos completos de pesquisa, como o estudo sobre como as redações americanas usam alertas de celular para definir suas marcas
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Universidade Harvard
First Draft News
Fundado e dirigido pela pesquisadora Claire Wardle, é um centro de estudos e atividades para desenvolver habilidades e padrões de reportagem e distribuição de conteúdo digital. Mantém uma rede de parceiros internacionais voltada à colaboração. Oferece cursos on-line sobre checagem
Nieman Lab
Focado em ajudar jornalistas a compreender tendências futuras na era digital. Publica relatórios e matérias, como esta sobre o Trust Project.
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Universidade de Navarra
Centro para Estudos da Internet e Vida Digital
Focado em pesquisa sobre o impacto da atividade no campo da comunicação em pessoas, conteúdos e empresas. Publica relatórios acadêmicos sobre temas como sensacionalismo jornalístico e redes sociais
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Universidade de Oxford
Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo
Apoiado pela agência Reuters, produz pesquisas globais sobre o tema, articulando a expertise de especialistas com a colaboração com a indústria jornalística. Publica um relatório anual sobre jornalismo digital
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Universidade do Texas em Austin
Centro Knight para o Jornalismo as Américas
Dirigido pelo jornalista e acadêmico brasileiro Rosental Calmon Alves, oferece cursos on-line em português, inglês e espanhol. Mantém um blog em português sobre jornalismo na América Latina
Artigos on-line citados pelo Manual da Credibilidade
1. Introdução
GINGRAS, Richard.; LEHRMAN, Sally. Online Chaos demands radical action by journalism to earn trust. Disponível em: https://medium.com/@GingrasLehrman/online-chaos-demands-radical-action-by-journalism-to-earn-trust-ea94b06cbccb. Data de publicação: 16 out. 2014. Acesso em: 4 dez. 2017
2. Conceitos básicos
OXFORD DICTIONARIES. Post-truth. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/definition/post-truth. Acesso em: 4 dez. 2017
SILVA, Carlos Eduardo L.. Morte e vida da imprensa. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/edicao-brasileira-da-columbia-journalism-review/da-pos-verdade-ao-risco-da-pos-imprensa. Data de publicação: 15 ago. 2017. Acessado em: 4 dez. 2017
3. Jornalismo e democracia
ABRAJI. 2º Relatório de Desempenho da Lei de Acesso a Informações Públicas. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/acinwdbj87ngsa0/ABRAJI%20RELATORIO%20LAI%202013.pdf Publicado em: mai. 2013. Acessado em: 5 dez. 2017
BLOG JORNALISMO NAS AMÉRICAS. CPJ: México e Brasil estão entre os países com maior aumento da impunidade em crimes contra jornalistas nos últimos dez anos. Disponível em: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18953-cpj-mexico-e-brasil-estao-entre-os-paises-com-maior-aumento-da-impunidade-em-crimes-co Publicado em 31 out. 2017. Acessado em: 5 dez. 2017
COMMITTEE TO PROTECT JOURNALISTS. Getting away with murder. Disponível em: https://cpj.org/reports/2017/10/impunity-index-getting-away-with-murder-killed-justice.php Publicado em 31 out. 2017. Acessado em: 5 dez. 2017
DINES, Alberto. Aeropagítica, 368 anos depois. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/lt_i_gt_areopagitica_lt_i_gt_368_anos_depois. Publicado em: 3 dez. 2012. Acessado em: 4 dez. 2017
LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: a contribuição de Hannah Arendt. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141997000200005&lng=pt&tlng=pt Publicado em maio/ago 1997 (versão Impressa). Acessado em: 4 dez. 2017
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acessado em: 4 dez. 2017
PIMENTA, Angela. Mídia. In: Sistema de Integridade Nacional Brasil 2000-2015. Disponível em: https://www3.ethos.org.br/cedoc/sistema-de-integridade-nacional-brasil-2000-2015/#.Wib697Q-fXw Publicado em: 2015. Acessado em: 5 dez. 2017
PROJOR. Atlas da Notícias - Mapeando o jornalismo local no Brasil. Disponível em: https://www.atlas.jor.br/ Publicado em 6 nov. 2017. Acessado em: 6 dez. 2017
WIKIPEDIA. Iluminismo. Publicação atualizada em: 28 nov. 2017. Acessado em 4 dez. 2017
4. A desinformação na história
DARNTON, Robert. The true story of fake news. Disponível em: http://www.nybooks.com/daily/2017/02/13/the-true-history-of-fake-news/ Publicado em: 13 fev. 2017. Acessado em: 4 dez. 2017
5. A desordem da informação
COLLINS DICTIONARY. Fake news. Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/woty. Acessado em: 4 dez. 2017
WARDLE, Claire.; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder - Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Publicado em 27 set. 2017. Acessado em 4 dez. 2017
6. Panorama da desinformação no Brasil
SOLANO, Esther.; ORTELLADO, Pablo.; MORETTO, Márcio. 2016: o ano da polarização? Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/13249.pdf. Publicado em: mar. 2017. Acessado em: 4 dez. 2017
7. Credibilidade – O sistema de indicadores do Trust Project
CENTER FOR PUBLIC INTEGRITY. About the Center for Public Integrity. Disponível em: https://www.publicintegrity.org/about. Acessado em: 4 dez. 2017
CHICAGO TRIBUNE. Report an error. Disponível em: http://www.chicagotribune.com/chi-report-an-error-htmlstory.html. Acessado em: 4 dez. 2017
LEHRMAN, Sally. What people really want from news organizations. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2017/05/what-people-really-want-from-news-organizations/526902/ Publicado em 15 mai. 2017. Acessado em 4 dez. 2017
MARKKULA CENTER FOR APPLIED ETHICS - THE TRUST PROJECT. Back story - trust indicators journey. Disponível em: https://www.scu.edu/ethics/focus-areas/journalism-ethics/programs/the-trust-project/backstory-trust-indicators-journey/. Acessado em: 4 dez. 2017
SBNATION. Our guidance principles. Disponível em: https://www.sbnation.com/guide/disclosure. Acessado em: 4 dez. 2017
8. Mau Jornalismo
DUKE REPORTERS LAB. Global fact-checking sites. Disponível em: https://reporterslab.org/fact-checking/. Acessado em: 4 dez. 2017
FIRST DRAFT NEWS. Cross-Check Travailler ensemble pour donner des informations authentiques. Disponível em: https://crosscheck.firstdraftnews.com/france-fr/. Acessado em: 4 dez. 2017
IFCN. International Fact-Checking Network fact-checkers’ code of principles. Disponível em: https://www.poynter.org/international-fact-checking-network-fact-checkers-code-principles Acessado em: 4 dez. 2017
INDIANA UNIVERSITY. Hoaxy - Visualize the spread of claims and fact checking. Disponível em: https://hoaxy.iuni.iu.edu/. Acessado em: 4 dez. 2017
PIMENTA, Angela. Claire Wardle: Combater desinformação é como varrer as ruas. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/credibilidade/claire-wardle-combater-desinformacao-e-como-varrer-as-ruas/. Publicado em 14 nov 2017. Acessado em; 4 dez 2017
SCHUDSON, Michael. Como saber se uma notícia é falsa. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/edicao-brasileira-da-columbia-journalism-review/como-saber-se-uma-noticia-e-falsa/. Publicado em: 15 ago. 2017. Acessado em: 4 dez. 2017
Outros artigos on-line sobre o tema da Credibilidade
ANAND, Bharat N. The U.S. Media’s Problems Are Much Bigger than Fake News and Filter Bubbles. Disponível em: https://hbr.org/2017/01/the-u-s-medias-problems-are-much-bigger-than-fake-news-and-filter-bubbles. Publicado em: 5 jan. 2017. Acessado em: 5 dez. 2017
BELL, Emily. Donald Trump is a media organization. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center/donald_trump_media_organization.php. Publicado em 10 jan. 2017. Acessado em: 5 dez 2017
CERQUEIRA, Luiz Augusto Egypto de. Qualidade jornalística: ensaio para uma matriz de indicadores. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189918por.pdf. Publicado em nov. 2010. Acessado em 26 mar. 2018
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Indicadores da Qualidade no Jornalismo: políticas, padrões e preocupações de jornais e revistas brasileiros. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189915por.pdf. Publicado em: Nov. 2010. Acessado em 26 mar. 2018
EUROPEAN COMISSION. Final report of the High Level Expert Group on Fake News and Online Disinformation. Disponível em: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/final-report-high-level-expert-group-fake-news-and-online-disinformation Publicado em 12 mar. 2018. Acessado em: 26 mar. 2018
BELL, Emily. How Mark Zuckerberg could really fix journalism. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center/mark-zuckerberg-facebook-fix-journalism.php. Publicado em: 21 fev. 2017. Acessado em 5 dez 2017
GANDOUR, Ricardo. Why the news isn’t what it used to be. Disponível em: https://www.cjr.org/analysis/why_the_news_isnt_what_it_used_to_be.php. Publicado em: 15 jun. 2016. Acessado em: 5 dez. 2017
GUERRA, Josenildo. Sistema de gestão da qualidade aplicado ao jornalismo: uma abordagem inicial. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189917por.pdf. Publicado em nov. 2010: Acessado em 26 mar. 2018
LISBOA, Silvia; BENNETI, Marcia. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/viewFile/1984-6924.2017v14n1p51/35053. Publicado em: 15 mai. 2017. Acessado em: 5 dez. 2017
LISBOA, Silvia; BENNETI, Marcia. O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/664. v. 11, n. 2, 2015
ROTHBERG, Danilo. Jornalistas e suas visões sobre qualidade: teoria e pesquisa no contexto dos “Indicadores de Desenvolvimento da Mídia. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189916por.pdf Publicado em nov. 2010. Acessado em 26 mar. 2018
UBERTI, David. The digital advertising doomsday. Disponível em: https://www.cjr.org/business_of_news/digital-advertising-google-ad-blocker-facebook.php. Publicado em: 5 jun. 2017. Acessado em: 5 dez. 2017
Bibliografia impressa
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Tradução de Mario W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo – Antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.
ASH, Timothy G.. Liberdade de Expressão – Dez princípios para um mundo interligado. Tradução de xxx. Lisboa: Temas e Debates, 2017.
BUARQUE, Aurélio de Hollanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
BUCCI, Eugênio. A imprensa e o dever da liberdade. São Paulo: Contexto, 2009.
BUCCI, Eugênio. O estado de Narciso. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
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KOVACH, Bill. ROSENSTIEL, Tom. The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press (Crown Publishing Group, Random House), 2007.
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