REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

Foto (informação nutricional): Marcos Santos/USP Imagens

© 2018 Projeto Credibilidade

Sobre o projeto

O Projeto Credibilidade é o capítulo brasileiro do Trust Project, realizado no país através de uma parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob coordenação dos jornalistas Angela Pimenta, presidente do Projor, e Francisco Rolfsen Belda, docente e vice-coordenador do curso de doutorado do PPGMiT.

 

O projeto tem dois objetivos principais: refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo digital confiável e de qualidade. É do interesse do jornalismo de qualidade diferenciar-se do ruído. Tais estratégias visam permitir que jornalismo cumpra seu papel prioritário: servir a sociedade produzindo uma narrativa verdadeira, inteligente e completa sobre ideias e eventos.

O Projeto Credibilidade conta com um consórcio de mídia formado por 17 entidades, incluindo jornais, revistas, agências de checagem e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Os membros do consórcio em 2017 são os seguintes: 

SUMÁRIO

Navegue pelos capítulos
do Manual da Credibilidade